quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais uma vez na frente - Ranking do trabalho escravo é liderado pelo Maranhão



O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, com dados do último semestre de 2011, o Cadastro de Empregadores que cometeram infrações análogas à escravidão contra trabalhadores. Criado em 2004, o documento conhecido como Lista Suja registrou 52 novos infratores e passa a conter o número recorde de 294 entre pessoas físicas e jurídicas.

Trabalho escravo, triste realidade


Segundo o Ministério do Trabalho, dos 294 nomes da lista suja de envolvimento com o trabalho escravo, 26 são empregadores do Maranhão. O estado é ainda, o maior exportador de mão de obra escrava do Brasil e também lidera a lista de estados que empregam pessoas em condição precárias e semelhante à escravidão.



Só no ano de 2011, o Centro registrou 97 denuncias de trabalho escravo. Vinte e sete propriedades foram fiscalizadas e 70 processos estão em andamento. Ainda na Audiência Pública em Brasília, desta quarta-feira, serão apresentados outros números pelo representante do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos.



Ao ser inserido no Cadastro, o infrator fica impedido de realizar empréstimos em bancos oficiais do governo. Além disso, passa a fazer parte da lista das empresas, indústrias e exportadores para que seja impedido de comercializar produtos advindos de exploração. “Nunca tivemos tantos empregadores irregulares ao mesmo tempo”, afirma Alexandre Rodrigo Teixeira da Cunha Lyra, chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do MTE.


Segundo Lyra, o ministério intensificará, em 2012, a identificação desses empregadores com o objetivo de coibir a prática do trabalho análogo ao da escravidão no país. “Para isso, a localização dessas pessoas estão sendo realizadas também em espaço urbano”, destaca.


COMENTÁRIO: O trabalho escravo é o reflexo da falta de políticas públicas, para o desenvolvimento sustentável de nosso estado e da surdez de nossos governantes ante o grito do excluídos.

Clique aqui e veja a  listasuja, com o nome de todos os infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado cometário com ofensas ou com conotações racistas e preconceituosas.